Igrejas convertidas em Québec

Passando alguns dias em Québec por conta de uma conferência que o Oriel foi participar, encontramos sem querer pelas ruas algumas belas igrejas que perderam sua função e que ganharam outras utilidades.

Umas delas é a biblioteca Saint Jean-Baptiste.

fachada-igreja

Esta antiga igreja anglicana, chamada Saint Matthew, foi transformada em biblioteca em 1979.

igreja-dentro

Ela representa o estilo de arquitetura inglesa em Québec, com inspiração neo-gótica, foi construída no fim do século XIX.

corredor-igreja

Ao redor da biblioteca se encontra o primeiro cemitério protestante de Québec, que foi transformado em parque urbano em 1980.

parque-cemiterio Saint-Coeur-de-Marie é uma outra igreja que encerrou seus cultos em 1997, depois de uma fusão com outra igreja localizada na mesma rua.

igreja-3Porém ela ainda não ganhou uma nova função definitiva. Atualmente um bazar foi instalado, mas acredito que será temporário.

igreja-2Sendo uma igreja no estilo neo-bizantino contruída entre 1919 e 1922, tem sido tema de debates na cidade quanto ao seu futuro, já que perdeu a função religiosa há muitos anos. Já pensaram mesmo em demolí-la, pois estava abandonada e os custos de reformas são muito caros.

igreja-1Mas parece que ela foi comprada há pouco tempo por uma imobiliária e existe alguns projetos querendo transformá-la em loja de luxo. O que iria agradar a burguesia local pois o quarteirão é rodeado por grandes hotéis e restaurantes chiques.
st-rochNo bairro Saint Roch, na baixa cidade, um dos bairros mais interessantes da cidade de Québec, uma parte da igreja Saint Roch foi transformada em boutique de moda para os criadores locais. Na foto se vê as duas torresinhas da igreja.

La Maison de la littérature é outra igreja convertida localizada na cidade velha, mas que eu não pude visitar pois estava em reformas. Esta igreja foi a primeira no estilo neo-gótico de Québec, construída em 1848, era chamada de templo Wesley. Perdeu sua função na década de 30. La Maison de la littérature foi inaugurada em outubro de 2015 sendo um centro cultural que reúne bibliotéca pública, exposições, ateliers e studio de criação.

Mas pelo que pude entender sobre as igrejas convertidas da província de Québec (cerca de 300 igrejas convertidas desdo início do século XX) , a grande quantidade não se dá a um afastamento da religião maior do que nos outros países. Mas é que se tem investido há anos no patrimônio cultural e religioso, e dar uma nova função pra esses espaços é uma forma de conservá-los como patrimônio.

Situação das igrejas em converção no Québec http://journalmetro.com/actualites/national/419174/ces-eglises-qui-changent-de-vocation/

Bibliothèque Saint Jean Baptiste https://fr.wikipedia.org/wiki/Saint-Jean-Baptiste_%28quartier%29

Église St Coeur de Marie http://claudeyvonne.blogspot.fr/2011/01/eglise-saint-coeur-de-marie.html

Boutique de criadores em St Roch http://www.signaturesquebecoises.com/

Maison de la littérature http://www.maisondelalitterature.qc.ca/maisonlitterature/mlitterature.php
video http://www.lafabriqueculturelle.tv/capsules/5928/les-portes-de-la-maison-de-la-litterature-enfin-ouvertes

Anúncios

diga

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s